O PRODUTOR INFORMA:

03/05, às 20:42 - "Novo link para baixar o filme na íntegra: http://tiny.cc/calouro"

Notícias

Reportagem no Jornal Extra sobre o ''Vida de Calouro''

Notícia publicada em 02/03


O Vida de Calouro tem um homônimo sergipano e arretado: Diogo Cysne, um estudante de 19 anos, produziu, dirigiu e protagonizou o documentário “Vida de Calouro”. O filme, que está circulando na internet, é uma brincadeira sobre a sua rotina de aluno novato na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

- Os estudantes sempre fazem piadas com muitas coisas aqui da UFS, então eu pensei: ‘Por que não fazer um filme com isso?’. Foi assim que nasceu o “Vida de Calouro”. Não é uma coisa séria ou uma ‘obra-protesto’, mas apenas uma grande brincadeira - conta, por email, o aluno de Direito.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/estudante-de-sergipe-filma-sua-vida-de-calouro-em-documentario-4125185.html#ixzz1o5l3XU2z


___________________________________________
"Vida de Calouro" conclui sua participação no Festival FIM
Notícia publicada em 05/12



Muitos risos e uma calorosa discussão sobre o ensino público foram marca da exibição do filme "Vida de Calouro" no Festival Imagem-Movimento, em Macapá (AP). O filme foi exibido primeiramente no dia 02/12, na Fortaleza São José, e reexibido no dia 03, no Teatro das Bacabeiras, e foi ovacionado em ambas as seções. O longa sergipano não conclui, entretanto, suas exibições no estado: agora fazendo parte do acervo oficial do Festival Imagem-Movimento, ele será exibido em instituições públicas e cineclubes do Amapá ao longo dos próximos anos.

No dia 01/12, o diretor Diogo Cysne (imagem/centro) participou de uma discussão sobre os rumos do cinema independente brasileiro junto aos cineastas Aluísio Guimarães (PB), Cássio Tavernard (PA) e Paulo Miranda (PA).


___________________________________________

"Vida de Calouro" será exibido em Macapá no dia 01 de Novembro
Notícia publicada em 24/11



Após exibições em Sergipe, o filme "Vida de Calouro" ganha o território brasileiro e viaja para Macapá, onde será realizado o Festival Imagem-Movimento. O longa aracajuano fará parte da mostra de mais de 60 filmes e terá uma exibição ao ar livre, na muralha da histórica Fortaleza de São José (imagem abaixo). Ele será exibido no dia 01 de Dezembro (quinta-feira), a partir das 20:00.


As muralhas colossais da Fortaleza, de quinze metros de altura, serão a tela de exibição do "Vida de Calouro" e de mais outros quinze filmes. O Festival Imagem-Movimento é um dos mais respeitados festivais de cinema da região Norte; de caráter não-competitivo e conservando todos os filmes selecionados em seu acervo permanente, a atual oitava edição do evento conta com mais de 1500 minutos de filmes. Confira mais detalhes no site: http://www.imagemovimento.org/

___________________________________________
"Vida de Calouro" é cadastrado em um dos maiores sites de cinema do país!
Notícia publicada em 19/11



O filme "Vida de Calouro" recebeu sua ficha de cadastro no site "Cine Players", um dos maiores sites de cinema do Brasil, com mais de 13.000 filmes cadastrados, 2.200 críticas e aproximadamente 25.000 visualizações diárias.


Os usuários do site, após um cadastro fácil e rápido, podem comentar, escrever críticas e dar notas aos filmes. Cadastre-se e dê sua nota ao "Vida de Calouro"!

___________________________________________
"Vida de Calouro" entra para festival do Amapá!
Notícia publicada em 16/11



Foi confirmada hoje a participação do longa "Vida de Calouro" no Festival Imagem-Movimento. Sediado em Macapá (AP), o festival é um projeto sem fins lucrativos que realiza amostras de cinema em todo o estado. As amostras de 2011, que marcam a oitava edição do festival, serão realizadas nos dias de 1 a 4 de dezembro.


___________________________________________
Sessão no Campus da UFS em Lagarto é adiada
Notícia publicada em 09/11


Devido à falta de energia no campus, que já dura semanas, a exibição do filme "Vida de Calouro" teve que ser adiada para o dia 23/11. A exibição do filme em Lagarto é, também, uma conquista, pois o filme foi escolhido para inaugurar a sala de cinema do campus.

O horário de exibição permanece inalterado: 16:00.

___________________________________________
Produção do "Vida de Calouro" fecha acordo com cursos G8 e FIQ, em Aracaju!
Notícia publicada em 05/11



O documentário humorístico "Vida de Calouro" expandirá ainda mais o seu alcance ao público sergipano. Depois de confirmar uma sessão em Lagarto e ainda com planos para exibir o filme em Laranjeiras, o produtor e diretor Diogo Cysne fechou acordos com os dois maiores cursos para vestibular de Sergipe. O Curso FIQ já planeja uma sessão para a semana posterior ao vestibular da UNIT e o Curso G8 confirmou a aquisição de 10 exemplares do filme, que serão disponibilizados na biblioteca de mídia do curso, e também confirmou uma sessão do filme para a primeira semana letiva de 2012.

___________________________________________
"Vida de Calouro": em breve, novas sessões e lançamento em DVD!
Notícia publicada em 27/10


Aconteceu hoje (27/10), às 19:00, também no auditório da Reitoria da UFS, a última sessão do filme "Vida de Calouro", que foi recebido de forma extremamente positiva por todos os presentes. "Mesmo com todos os exageros e as brincadeiras, o filme consegue, sim, retratar uma grande parte da realidade da UFS", comentou uma aluna durante a sessão de debates, aberta após a exibição do longa. Entre as ressalvas, destacou um aluno: "Eu não consegui comprar bem a idéia de um 'documentário', pois é um filme bem diferente (...) Todas as vezes que ele parecia seguir um ritmo legal, ele estraga tudo com a inserção de muitas cenas avulsas que nada acrescentam à história."

Com esta exibição, encerrou-se o primeiro ciclo de exibições no campus de São Cristóvão. Embora sejam possíveis outras sessões, é de se esperar que sejam mais reservadas. No momento, nossa equipe está dialogando com professores e um centro acadêmico da UFS para distribuição do material.

A estratégia para a divulgação do filme agora será a abertura de sessões nos campi do interior (Laranjeiras, Lagarto e Itabaiana) e em instituições de ensino privado de Aracaju. Entretanto, todos aqueles que desejam possuir uma cópia do filme "Vida de Calouro" logo serão atendidos: planejamos um lançamento de 100 DVD's para o dia 14 de novembro (segunda-feira), bem como o lançamento do filme para download na internet até o final do ano.

___________________________________________
Estréia do longa "Vida de Calouro" é marcada por aplausos e críticas.
Notícia publicada em 25/10



A estréia do longa-metragem humorístico "Vida de Calouro" foi marcada pela agitação: durante a sessão, risos e aplausos; após, um debate não só sobre a Universidade Federal de Sergipe como também de críticas e elogios à produção.

O filme, com duração aproximada de uma hora, contou com a presença de alunos e funcionários da UFS e dividiu a opinião do público. "O que está sendo mostrado no filme não é a UFS como um todo. É um bom filme, levando-se em conta a sua proposta, mas não é um filme que mostra a realidade total da UFS", comentou o funcionário administrativo Gerri Araújo.

"É uma obra hilária e uma iniciativa extremamente corajosa", comentou o aluno de Direito Bruno Santana. Aspectos técnicos também foram elogiados, como na opinião de Camila Burity: "Eu quero parabenizar principalmente o uso da trilha sonora, que está simplesmente perfeito." O professor Afonso Nascimento comentou que a obra "possui lampejos de genialidade" e notou que "em umas horas, parece um filme de Michael Moore e, em outras, segue um estilo meio Orson Welles".



Mas a aceitação não foi unânime. Durante a sessão de debates, aberta após a conclusão do filme, houve uma acalorada discussão entre os defensores e os descontentes com a produção. "Eu vim aqui com uma idéia totalmente diferente da que foi apresentada. Parabenizo a iniciativa, mas nada além disso. O nível do humor é muito baixo, simplesmente desrespeitoso", disse um aluno de Comunicação Social. Participantes do movimento estudantil "Chega de Migalhas" criticaram a forma com que foram retratados na obra:

"Este filme não retratou a real natureza de nosso movimento nem forneceu informações corretas ao seu respeito. Uma parte da obra dizia que nossas exigências foram atendidas pela Reitoria, o que não ocorreu, e ainda estamos lutando por elas."
"O humor deste filme chega a ser extremamente desrespeitoso com o movimento e passa uma idéia totalmente equivocada sobre nossa luta." 
"Isso não é um documentário e nem mesmo pode ser considerado um 'filme'. Está mais para as esquetes do 'Pânico na TV'. A obra não se compromete com nada e nem mesmo procura retratar a fundo os problemas da UFS."  
Entre as opiniões contrárias:
"Eu não vi nenhum tipo de desrespeito no humor desta obra. É claro que a obra não retrata profundamente a UFS, mas esta é a proposta dela, não é? Para o que ela se propôs, é uma produção muito bem feita."
"Nunca foi intenção do dele (diretor do filme) retratar o movimento estudantil. Isso é tarefa de vocês (integrantes do movimento "Chega de Migalhas"). Não é trabalho dele entrevistar os integrantes do DCE, mas o de vocês! Ele fez uma obra com uma proposta que nada tem a ver com a de vocês e, em todos os anos em que eu estudei nesta universidade, eu nunca vi um aluno lançar uma iniciativa como esta. Vocês, que deveriam justamente ter feito algo parecido, não fizeram nada!"

A exibição do filme também foi acompanhada e coberta pelo programa "Olha Aí", da TV Aperipê, cujas reportagens são exibidas nos sábados, ás 20:30 (horário local), com reprises nas quartas-feiras, às 23:00 (horário local).


*Poucas fotos ficaram em posse do diretor Diogo Cysne. As imagens capturadas pela equipe do Olha Aí serão apenas exibidas na TV Aperipê.

___________________________________________
"Vida de Calouro" é sucesso de crítica em sua pré-estréia
Notícia publicada em 17/10

Em uma sessão marcada pela descontração e pela presença dos diretores e coordenadores do COC-CSP, "Vida de Calouro" foi recebido com aplausos pela platéia. "Eu realmente não esperava um trabalho tão bem feito", afirmou o Sr. Carlos Machado, diretor da instituição. "É uma obra que merece muita atenção, não só em nível estadual, mas também em nível nacional ou - por que não? - internacional." O coordenador do colégio, Hebert Cruz, comentou: "Mais do que uma comédia, é um projeto que movimenta uma boa discussão sobre a UFS. Alguns aspectos da instituição foram exagerados no filme, outros foram bem realistas e alguns foram pouco retratados, mas acho que é algo inevitável em um filme desse porte.


O longa-metragem foi aprovado com unanimidade pelos presentes, que aproveitaram mais trinta minutos em uma acalorada discussão com o diretor do filme, Diogo Cysne, sobre os mitos e os fatos acerca da Universidade Federal de Sergipe.

A equipe do "Vida de Calouro" lembra que este é apenas o primeiro passo. Além das outras sessões já marcadas, o COC-CSP já encomendou mais outras duas sessões (uma delas reservada apenas aos alunos da instituição), que logo serão disponibilizadas na nossa página: http://calourofilme.blogspot.com/p/sessoes.html

Também estamos em negociação com outras instituições de ensino de Aracaju para divulgar a obra, sem contar com os planos para inscrição em festivais de cinema.
___________________________________________

Confirmada a presença do programa "Olha Aí" na estréia do filme!
Notícia publicada em 17/10




O programa "Olha Aí", da TV Aperipê, que é referência de coberturas jornalísticas sobre as atividades audiovisuais em Sergipe, confirmou a cobertura da estréia do filme "Vida de Calouro" (24/10, às 17:00, no Auditório da Reitoria). Conheça mais o programa no site: http://site.aperipe.com.br/programas/aperipe-tv/olha-ai/

Confirmando: todas as sessões do filme são grátis e abertas a todos os públicos.


___________________________________________
"Vida de Calouro" é destaque em jornal sergipano!
Notícia publicada em 12/10

O filme "Vida de Calouro" foi destaque no Jornal Informação, um jornal sergipano de notícias por internet. O artigo, escrito pelo diretor Diogo Cysne, foi aprovado pela comissão diretora do veículo, que publicou a matéria em destaque especial. Clique aqui para conferir!


____________________________________________
Morre Steve Jobs, bilionário fundador da Apple.
Notícia publicada em 06/10



Morreu ontem (05/10), vítima de um tipo raro de câncer pancreático, o fundador da Apple e visionário da tecnologia Steve Jobs. Famoso por sua visão inovadora dos produtos tech, Steve jobs reinventou o jeito das pessoas se comunicarem com seus aparelhos pessoais ao introduzir no mercado os ícones MacBook, iPod, iPhone e iPad, cujas vendas tiraram a Apple da quase-falência e a elevaram ao posto de empresa mais valiosa do mundo, com quase US$360 bilhões em valor de mercado.


A equipe do filme "Vida de Calouro" presta esta homenagem ao genial bilionário, cujos valores e lições sempre nos inspiraram e nos incentivaram a jamais desistir de nossos objetivos.


____________________________________________

Novo preview do documentário será divulgado neste sábado
Notícia publicada em 29/09

Aproveitando a divulgação oficial do projeto, iniciada nesta quarta-feira (27/09) com a divulgação de cartazes e folders, a equipe do "Vida de Calouro" lançará mais um preview neste sábado (31/09), entre as duas e as seis horas da tarde. É o quinto vídeo promocional do filme a ser disponibilizado na internet. Os demais podem ser conferidos CLICANDO AQUI.


____________________________________________
Divulgação oficial programada para esta segunda-feira semana (26 a 30/10)
Notícia publicada em 24/09

A divulgação oficial do projeto "Vida de Calouro" está programada para esta segunda-feira (adiado por problemas técnicos) semana. Graças ao incentivo e patrocínio do COC-CSP, 100 (cem) cartazes e 200 (duzentos) folders serão espalhados em diversos pontos da Universidade Federal de Sergipe.


Adicionalmente, foi inaugurada hoje (24/10) a página "Marque uma sessão", onde interessados em exibir e distribuir o filme "Vida de Calouro" podem entrar em contato com a produção.

____________________________________________
Confirmadas as datas de exibição!
Notícia publicada em 19/09

Após uma rápida reunião com o patrocinador do projeto, foram confirmadas as datas de exibição do longa-metragem. A pré-estréia ocorrerá dia 17/10, ás 18:00, no auditório do COC - Colégio São Paulo, enquanto as exibições oficiais na UFS ocorrerão no auditório da Reitoria, dias 24 e 27/10, às 17:00 e às 19:00, respectivamente.



____________________________________________
Datas de exibição a serem confirmadas até próxima quarta (21/09)
Notícia publicada em 15/09

O projeto "Vida de Calouro" já conseguiu reservas para o uso do auditório da Reitoria da UFS nos dias 24 e 27 de outubro. A equipe ainda guarda a aprovação das datas e a definição da pré-estréia pelo seu patrocinador, o colégio COC-CSP. Até quarta-feira (21/09), todas as datas e horários estarão definidos, sendo que a divulgação e a distribuição do material promocional (cartazes e folders) será realizada até, no máximo, a primeira semana de outubro.